terça-feira, 27 de janeiro de 2009



O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação de catequistas.
Fonte:( Ecoando – Formação Interativa com Catequistas- Editora Paulus)


ABBA – Expressão usada por Jesus (Mc 14,36) que significa “pai”! ou “paizinho” e usada por Paulo (Rm 8,15; Gl 4,6) para chamar Deus de uma maneira familiar, confiante e íntima, como uma criança chama seu pai.

ABRAÃO – Primeiro dos grandes Patriarcas de Israel, escolhido por Deus como Pai do Povo da promessa. Em sua descendência seriam abençoadas todas as nações (Gn 12). É chamado de “amigo de Deus” (Is 41,8; Tg 2,23).

ACÓLITO – Seminarista que recebeu a ordem do acolitato. Leigo que ajuda o sacerdote ou o Diácono no altar. Sendo criança é chamado de coroinha.

ADÃO – Palavra hebraica que significa: homem, pai de toda a raça humana, pai da humanidade, da pessoa humana (Gn 3,20; Gn 5,2; At 17,26).

ÁGAPE – Palavra grega que significa “amor”. Banquete de Fraternidade que os primeiros cristãos celebravam, geralmente, na Eucaristia.ãos celebravam, geralmente, na Eucaristia.

ALELUIA – Palavra hebraica que significa “louvai a Deus”. É aclamação de alegria, frequentemente usada nos
salmos e adotada desde os tempos primitivos do cristianismo na Liturgia, na proclamação do Evangelho. Na liturgia atual o Aleluia ressoa o ano inteiro, silenciando apenas na Quaresma.

ALFA E ÔMEGA – Primeira e última letras do alfabeto grego. São usadas na Sagrada Escritura para designar a Cristo como começo e o fim de tudo (Ap 21,6). Na liturgia da Vigília Pascal (sábado santo) emprega-se esta imagem na benção do Círio Pascal.

ALIANÇA – Pacto de amizade. Na Antiguidade, a vida dos povos ou tribos fundamentava-se sobre as alianças, como sobrevivência diante dos inimigos mais fortes. A Aliança de Deus com seu povo escolhido, realizada por intermédio de Moisés no Sinai, é o acontecimento central do Antigo Testamento.

ALTAR – Lugar diante do qual se apresentam as oferendas a Deus. Jesus considerava-o digno de respeito e exigia, por isso, a prévia reconciliação daqueles que se acercavam dele (Mt 5,23ss.; 23,18-20). O altar representa Cristo. É por essa razão que lhe é prestada honra (beijo, incenso...) e que se deve ter pr ele grande respeito.

AMÉM – Aclamação que significa adesão, acordo, reafirmação do que foi dito. Todas as orações são terminadas com a palavra Amém que é traduzida por “Assim seja”.

AMBÃO – LUGAR DESTACADO NO QUAL SE PROCLAMAM AS LEITURAS DA Sagrada Escritura, nas celebrações. Púlpito para fazer a pregação, com estante para colocar a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  ©Template designer by Ana by anA.